CURTA, SIGA, COMPARTILHE!

menu

Otoplastia – Cirurgia Plástica de Orelhas de Abano

Carregada de estigma e preconceito a orelha de abano pode prejudicar o convívio social de muitas crianças. Orelha de ou em abano, proeminentes, “orelha de dumbo”, estão entre os nomes utilizados.

Otoplastia - Cirurgia Plástica de orelha de abano

A orelha externa ou pavilhão auricular começa a se desenvolver no início da vida embrionária, junto com outras estruturas faciais. A formação segue após o nascimento e passa a adquirir característica plena por volta dos 6 anos. A partir daí as alterações serão na composição da cartilagem e seu tamanho e ocorrem pelo resto da vida.
Nos critérios médicos para definir a orelha proeminente consideramos a posição das cartilagens em relação a cabeça e entre as próprias cartilagens, através dos ângulos que elas formam. Também são relevantes a hipertrofia (rigidez excessiva) e a hipotrofia, que pode inviabilizar a formação da curvas da orelha. O lóbulo também pode estar mais inclinado ou mesmo maior do que supostamente deveria. Além disso é comum haver diferenças entre as duas orelhas.
A Otoplastia ou Cirurgia Plástica de Orelhas de Abano geralmente realizada sob anestesia local com sedação permite a correção destas alterações, sendo que não existe uma técnica padrão e sim uma série de procedimentos necessários para cada paciente.
O melhor período para realizar é por volta dos 5 a 7 anos, considerando o grau de maturação das cartilagens. Este período coincide justamente com o início da vida escolar e social da maioria da crianças o que poupa muitos de possíveis traumas, apelidos e bullying.
Cabe a ressalva de que jamais devemos aceitar que a cirurgia seja a solução para casos de bullying. Este é algo muito mais complexo que envolve comportamento, participação familiar, apoio e orientação escolar e psicológica.
A cirurgia dura cerca de 1h30 e o paciente após período de recuperação e observação de cerca de 6 horas pode ser liberado. É necessário uso de uma faixa tipo tenista ou bailarina por um período que varia conforme preferência e indicação do cirurgião, mas geralmente é de 30 dias. O retorno às atividades escolares pode ser em 7 a 10 dias e as atividades físicas mais intensas costumam ser liberadas por volta do 30º dia de pós-operatório.

Otoplastia – Cirurgia Plástica de Orelhas de Abano. Em caso de dúvida, procure um especialista.

 

[maxbutton id=”4″]

 

 

Compartilhe...