A Otoplastia, é a cirurgia que leva a correção das orelhas proeminentes ou de abano, esta característica física é carregada de estigma o que pode acarretar baixa-autoestima e dificuldade do convívio social principalmente do paciente jovem, por isso já pode ser indicada para crianças a partir dos 5 anos de idade. Nessa faixa etária acontece a finalização do crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo, também coincide com a idade escolar de alfabetização e quando a criança começa a incomodar-se com o problema.
Outras situações que incomodam muitas pessoas são a flacidez do lóbulo ou as deformidades de origem traumática como, por exemplo, o furo do brinco que passa a ficar largo demais e em alguns casos chega até mesmo “rasgar” o lóbulo completamente. Isso pode ser corrigido com a cirurgia das orelhas conhecida como lóbuloplastia.
Cirurgia
- O tempo de cirurgia é de aproximadamente 90 minutos, e ela é feita com anestesia local e sedação.
Procedimentos Associados
- São relacionados à Lóbuloplastia procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico e enxerto de gordura.
Recuperação
- A internação é de apenas 4 horas.
- Os pontos podem ser retirados 14 dias após a otoplastia.
- O tempo de recuperação para as atividades diárias é de 5 dias.
- O paciente deverá usar uma faixa, tipo de tenista, por 3 ou 4 semanas.
Resultado
- O resultado esperado para a cirurgia das orelhas são orelhas menos proeminentes e mais harmônicas. No caso dá loboloplastia o objetivo é a reparação do lóbulo danificado.
- Em até três meses a cicatrização é completa e o paciente já pode contemplar o resultado da cirurgia.
- As cicatrizes são na parte de traz da orelha, praticamente imperceptíveis.