A onda detox surgiu com a proposta de minimizar a quantidade de toxinas dos nossos organismos. (Sim, nosso corpo vive diariamente combatendo o excesso de toxinas).

A ideia inicial era comer alimentos mais naturais e evitar ou eliminar produtos industrializados. Até aí foi bem legal ter surgido essa “onda detox”, acabou fazendo muitas pessoas se conscientizarem da importância de uma alimentação mais natural e dos malefícios dos produtos cheios de ativos e aromatizantes.

O famoso “suco verde” apareceu nas redes sociais de famosas e anônimas, e as pessoas que pregavam um estilo de vida mais natural começaram a ganhar muitos seguidores e curtidas nas publicações.

suco-verde

Então a palavra “DETOX” viralizou e hoje é usada não só por profissionais qualificados, como também pela indústria e por leigos para se referir a receitas, alimentos, programas de emagrecimento e até produtos de beleza e higiene. E o pior, na maioria das vezes sem nenhuma comprovação de que essas coisas realmente diminuam a quantidade de toxinas no nosso organismo.

Além disso, muita gente tem apostado cegamente em produtos e alimentos “detox” como uma forma de compensar excessos cometidos, por exemplo, entram em uma dieta de sucos por uma semana para compensar uma viagem de 15 dias comendo besteira em todas as refeições. Como se um “programa detox” fosse limpar o organismo dos excessos cometidos.

Você quer se desintoxicar? Liberar seu organismo do excesso de toxinas? Então aqui vão as minhas dicas para você:

Respeite sua alimentação

Alimente-se com comida de verdade: Frutas, verduras, legumes, cereais, e de forma constante, todos os dias, não como uma maneira compensatória.

Utilize-se daquela famosa frase: “descasque mais e desembale menos”.

frutas

Quanto mais produtos naturais você ingerir, mais estará se nutrindo, e quanto menos produtos industrializados (cheios de aditivos, açucares e aromatizantes) menos toxinas nocivas você terá no seu organismo.

Você não sabe as proporções corretas e quais alimentos deve ingerir? Procure ajuda de um nutricionista!

Não se baseie na dieta de um amigo ou de outra pessoa que você viu em uma rede social, cada organismo é único e possui características e necessidades única.

Um acompanhamento nutricional bem feito pode lhe ajudar a entender melhor o seu organismo e a nutri-lo de acordo com as necessidades dele.

Se você vai começar a se alimentar melhor, lembre-se que qualquer mudança pode parecer desafiadora, mas alimentar-se bem pode virar um hábito fácil, basta começar e replicar dia após dia, até que não seja mais um esforço, que seja o normal para você.

O ser humano se acostuma e com o tempo você irá aprender a gostar de sabores mais naturais e estranhar alimentos industrializados, com aromas artificiais.

Respeite seu corpo

A prática de exercícios físicos também é fundamental para a manutenção de uma vida saudável. O exercício físico ajuda na circulação do sangue no organismo, na respiração e no funcionamento correto dos órgãos.

exercicios

Agora aqui vai o alerta: É possível praticar exercícios físicos em casa? Sim! Mas não imite os exercícios físicos postados nas redes sociais.

Mais uma vez: Cada organismo é único e possui características únicas.

Se você está começando agora, pode não aguentar tanto peso e/ou tantas repetições quanto quem já pratica exercícios há muito tempo, e o pior, você pode copiar alguém que está executando o exercício de forma errada, e acabar se lesionando.

Quer fazer exercícios de forma correta e evitar danos? Procure ajuda de um profissional.

Respeite sua mente

O estresse é implacável ao bombardear nosso organismo com toxinas, por isso conheça a fonte do seu estresse e veja como você pode resolve-la.

Muitas pessoas buscam a autoanálise, a respiração consciente, a meditação ou a terapia. Identifique qual é a melhor opção para você.

Algumas fontes de estresse são passageiras, como por exemplo a ansiedade na véspera de uma cirurgia, nesse caso as opções mencionadas anteriormente também funcionam, e além delas existe a possibilidade de conversar com o seu médico, a experiência e o conhecimento do cirurgião podem lhe tranquilizar.

Respeite seu sono

Por fim, o sono é fundamental para equilibrar nosso organismo, é como “reiniciar” um sistema, você atualiza todos os programas (órgãos) para começar novamente com tudo funcionando em perfeito estado.

sono-01

O sono ajuda os órgãos a trabalharem no combate aos radicais livres, portanto, uma noite mal dormida resultará em excesso de radicais no seu organismo. Noites mal dormidas, dia após dia, causa estresse, envelhecimento e pode contribuir para o surgimento de doenças.

Você tem dificuldade para dormir? Procure estabelecer algumas rotinas que lhe ajudem a alcançar um sono mais saudável, como por exemplo, evitar exercícios físicos intensos durante a noite, comer comidas mais leves no jantar, tomar um banho quente antes de se deitar, não usar aparelhos eletrônicos antes de dormir (celular, tablet, computador e televisão) e evitar tomar bebidas com cafeína, como chás e cafés durante o final da tarde e noite.

Alguns chás e sucos podem ajudar você a dormir mais tranquilamente, os mais famosos são: suco de maracujá, chá de erva cidreira e chá de erva doce.

suco de maracuja

Você já tentou de tudo e não consegue ter noites de sono tranquilas? Pode ser por estresse, ansiedade, desequilíbrio hormonal ou algum problema de saúde, como por exemplo apneia do sono, nesse caso existem médicos e profissionais especializados que podem lhe ajudar a identificar o problema e encontrar a melhor solução.

Conclusão

Não acredite em produtos milagrosos, em receitas prontas e aplicáveis a qualquer pessoa e nos resultados instantâneos.

Cuidar da saúde não é uma fórmula pronta e replicável, mas é possível e fácil começar a modificar velhos hábitos para buscar uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.

Gostou dessa reflexão? Continue acompanhando nosso blog e nosso Facebook para ver mais conteúdos como esse.