Você sabia que o Brasil é o país que lidera o ranking de cirurgias plásticas entre os jovens?

E sabia que a população de idosos brasileiros é crescente, bem como a expectativa de vida, e isso também contribui para um crescente número de cirurgias plásticas nesse público?

Nesses dias me levantaram essa questão no consultório. “Existe idade certa para fazer uma cirurgia plástica? ”.

Idade certa que seja recomendação, não, a maioria das cirurgias podem ser feitas em quase qualquer idade, mas existem algumas ponderações.

Em jovens:

Cada paciente é único, cada procedimento também, por isso cada caso deve ser avaliado detalhadamente com o cirurgião plástico.

Em regras gerais, existem cirurgias que podem, e até são indicadas, para serem feitas em crianças, como é o caso das cirurgias de correção de orelha de abano, por exemplo.

Essa é uma cirurgia rápida e de recuperação rápida, que pode ser feita nas férias escolares, e em alguns casos prevenir que crianças desenvolvam baixa autoestima e que sofram de bullying.

Para algumas cirurgias é necessário esperar uma idade adequada, como por exemplo para as cirurgias de aumento e redução de mamas, se a paciente é muito jovem, e ainda está passando pela puberdade, o corpo ainda não está definido e o volume do seio pode aumentar, aumentando as chances de a paciente ter que refazer a cirurgia em breve, por isso é necessário aguardar.

A maioria das cirurgias podem ser feitas em jovens, levando em consideração é claro, os motivos que levaram o paciente a procurar a cirurgia, as expectativas e o quadro clínico, para que o resultado esperado seja possível e seja alcançado com sucesso.

Em adultos e idosos:

Aqui a única regra que existe para limitação de idade, é a condição de saúde do paciente. Existem muitos adultos com 40 anos que não tem recomendação para fazer a cirurgia plástica porque existem limitações clínicas e idosos de 80 anos que fazem cirurgias sem nenhum problema.

Se o paciente se sente bem, está preparado para o pós operatório e os exames indicarem que ele está apto para as cirurgias, tudo ok!

Com o avanço da idade é natural que as rugas surjam, bem como a flacidez na pele e as insatisfações em relação ao corpo ou aspecto do rosto, nesse sentido a cirurgia plástica surge como uma alternativa para resgatar a autoestima dos pacientes idosos.

Mas, assim como na cirurgia dos jovens, gosto sempre de frisar a importância de encontrar um cirurgião plástico habilitado (membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) que entenda as suas expectativas e que lhe mostre as reais possibilidades e os resultados esperados, dessa maneira o sucesso da cirurgia é alcançado.

Você deseja fazer uma cirurgia plástica?

Marque uma consulta com um cirurgião plástico e esclareça todas as suas dúvidas. Ligue no (48) 3024-0479 ou (48) 99107-7654 para marcar sua consulta ou preencha sua pré-consulta online.