Reconstrução Mamária

Reconstrução Mamária

A reconstrução da mama procura devolver a feminilidade, qualidade de vida e autoestima de mulheres que passaram por cirurgias para tratamento de tumores mamários ou grandes traumas nesta região. Pode ser realizada de forma imediata no mesmo tempo que a mastectomia ou tardia, nos casos em que algum fator impede ou contraindica a reconstrução imediata.

Quando tratamos casos de câncer de mama, damos atenção especial à interdisciplinaridade discutindo cada caso com a equipe de oncologia composta por Mastologia, Oncologia Clínica e Cirúrgica e Radioterapia.

Esse contato com as outras especialidades é fundamental para conhecimento do tratamento que cada paciente vai passar, duração, efeitos colaterais, riscos e complicações.

São diversos procedimentos que podem ser aplicados em conjunto, visando recuperar Volume, Forma e Simetria.  Para atingir cada um desses objetivos são necessárias etapas que podem significar mais de uma cirurgia. Cada caso é único e o planejamento dessas etapas é discutido em equipe e com a paciente.

Podemos utilizar áreas doadoras da própria paciente (abdome, costas, gordura), conhecidos como retalhos e enxertos, próteses e expansores de tecido de diferentes modelos e tamanhos.

 Cirurgia

  • Duração: pequenos procedimentos de 1h até cirurgias mais complexas de 5 horas
  • Anestesia: Geral
  • Internação: 1 a 2 dias (cirurgias mais complexas)

Recuperação

  • A maior parte dos pontos são internos e absorvíveis. Nos casos em que a reconstrução é imediata após a mastectomia, são utilizados drenos.
  • O repouso é relativo e é altamente recomendada a Fisioterapia pós operatória.
  • O sutiã cirúrgico é utilizado por 30 dias.

Resultado

A mama reconstruída não terá as mesmas características da mama normal já que o tratamento remove total ou parcialmente o tecido mamário, altera a sensibilidade, características da pele e consistência.

Mas com avanço das técnicas atingimos resultados cada vez mais naturais e duradouros.

FAÇA AGORA A SUA PRÉ-CONSULTA!

OU ENTRE EM CONTATO

Aguarde...