Quando você decide fazer uma cirurgia plástica e saí a procura de informações sobre determinado procedimento, é bombardeado de informações, seja pela internet ou até mesmo por pessoas que já fizeram o mesmo procedimento ou algum semelhante.
Nesse momento, devido a popularização do assunto, também começam a surgir alguns mitos que acabam se espalhando devido a falta de conhecimento sobre o assunto.
Como uma cirurgia plástica muitas vezes é acompanhada de uma mudança significativa e até mesmo por se tratar de um procedimento cirúrgico que envolve riscos, é preciso estar 100% segura e com todas as dúvidas esclarecidas.
Abaixo, listamos e esclarecemos 8 mitos e verdades mais discutidos e comentados sobre a cirurgia plástica:
1 – A celulite some com a lipoaspiração.
Mito – Em alguns casos, pode até haver uma piora, principalmente se existir flacidez de pele associada à celulite.
2 – Fumantes tem um aumento no risco de necroses.
Verdade – Como a nicotina diminui o calibre dos vasos sanguíneos, fumantes têm um risco muito maior de problemas de cicatrização e morte de tecido (necrose). Se a célula não recebe sangue, morre.
3 – A hidrolipo, por ser feita com anestesia local, é menos arriscada.
Mito – Até mesmo procedimentos com anestesia local podem ser arriscados se não forem respeitados os limites de anestésico injetado e principalmente se o procedimento não for realizado por um médico especialista.
4 – A prótese de mama deve ser trocada a cada dez anos.
Mito – Atualmente, as próteses são mais resistentes. O acompanhamento realizado por exames de imagem, para a observação da glândula mamária e controle de câncer de mama, pode ser usado para a avaliação da integridade e contorno das próteses. Enquanto o implante estiver sem alterações, não há necessidade de troca.
5 – Depois da lipoaspiração, o volume na região aspirada não volta mais.
Verdade – Uma vez retiradas, as células de gordura não se formam novamente. O aconselhado é que a lipoaspiração seja indicada apenas para o tratamento de gorduras localizadas, pois uma vez retirado este depósito de gordura, o resultado é definitivo. Entretanto havendo aumento de peso, novas células de gordura vão se formar e inclusive poderá resultar em irregularidades. Por isso é tão importante manter o peso para manter o resultado.
6 – Com o implante de próteses de silicone aumenta o risco de se ter câncer de mama.
Mito – O implante de próteses não tem nenhuma ligação com a possibilidade de se ter ou não o câncer de mama.
7 – O silicone nas mamas deve ser colocado somente depois da mulher ter filhos, pois atrapalha na amamentação.
Mito – A prótese não atrapalha na amamentação e a mulher pode engravidar três meses após a cirurgia.
8 – É possível ter marcas na região operada, como quelóides ou escurecimento da pele.
Verdade – Alguns aspectos podem influenciar para uma má cicatrização, como pouco cuidado no pós-operatório ou mesmo falta de habilidade do médico. Por isso é importante escolher bem seu cirurgião e se atentar aos cuidados após a cirurgia.
Entre em contato com o Dr. Raidel e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento que deseja.