Mentoplastia é a cirurgia plástica de queixo, que pode envolver a mandíbula e o pescoço dos pacientes. É feita com o objetivo de alcançar melhor equilíbrio na fisionomia, sempre se preocupando em manter as características individuais de cada paciente. O procedimento pode ser realizado para reposicionar o queixo, avançar, encurtar ou alongar, corrigir desvios ou alterar a forma.
Antes de decidir qualquer cirurgia plástica, a conversa com um profissional qualificado irá guiá-lo entre as melhores opções. Muitos pacientes procuram a cirurgia plástica para diminuir o nariz, quando na verdade o que precisariam é aumentar o queixo. A avaliação médica irá indicar qual procedimento é o mais indicado para alcançar a harmonia facial!
Quais são os procedimentos?
Os tipos de cirurgia plástica do mento vão variar de acordo com a necessidade de cada paciente. Para a cirurgia de aumento poderão ser utilizados materiais como Silicone ou Porex (polietileno poroso de alta densidade, material biocompatível, geralmente mais aceito pelo organismo) e para a cirurgia contrária geralmente é necessário realizar a manipulação do osso da mandíbula e do maxilar para alcançar o resultado esperado.
Os procedimentos de aumento são mais rápidos e simples. Na cirurgia com inclusão de prótese de silicone o paciente já pode ser liberado logo após acabar o efeito da anestesia. A cirurgia com inclusão de Porex necessita de fixação do material com parafuso, então a internação é um pouco maior, dura de 12 à 24 horas. As cirurgias de correção e reposicionamento do mento são maiores e geralmente exigem uma internação de dois dias.
Em alguns casos um procedimento não invasivo, como o preenchimento com ácido hialurônico é uma excelente opção para compor a harmonia da mandíbula com o ângulo e projeção do queixo. Os procedimentos não invasivos apresentam resultados imediatos, eles são realizados no próprio consultório, sem necessidade de anestesia, porém o aumento do volume do queixo é menos evidente em comparação com as cirurgias.
Como são as cicatrizes?
Na maioria dos casos as incisões são realizadas dentro da boca, não deixando nenhuma cicatriz aparente, e em alguns casos a cicatriz pode ficar posicionada em baixo do queixo, de forma discreta quase imperceptível.
Como é o pós-operatório?
Como maioria dos procedimentos envolvem incisões dentro da boca, é necessário a realização de uma dieta líquida, que durará aproximadamente 5 dias, variando de acordo com a evolução de cada paciente.
A exposição ao sol não é recomendada no pós-operatório, e o paciente também deve ter cuidado para não passar por nenhum trauma físico. O inchaço que ocorre como reflexo da cirurgia geralmente dura de um a dois dias, e o paciente já pode retornar as atividades normais dentro de 7 à 10 dias.
Nos procedimentos de aumento do queixo geralmente os pacientes não sentem dor no pós-operatório. Os demais procedimentos podem causar um maior desconforto aos pacientes, e para superar qualquer incômodo serão recomendados medicamentos específicos.
O preenchimento com ácido hialurônico é o procedimento que apresenta menor incomodo aos pacientes, eventualmente podem acontecer pequenos edemas ou equimoses, mas esses são reabsorvidos pelo organismo entre 2 e 5 dias.
Gostou de saber mais sobre alguns procedimentos para alcançar a harmonia facial? Você deseja realizar um dos procedimentos apresentados? Faça sua pré-consulta agora mesmo!