O Brasil é recordista mundial em número de cirurgias plásticas, atualmente perdendo apenas para os americanos. Nessa corrida pela conquista do corpo ou rosto perfeito, muitas pessoas acabam subestimando cuidados básicos e expondo a riscos desnecessários não só o resultado de uma cirurgia quanto também as suas vidas.
Infelizmente existem muitos casos de cirurgias em que os resultados não só não foram os esperados quanto deformaram ou colocaram em risco a saúde das pacientes. Para que isso não aconteça com você, separamos algumas dicas essenciais que você deve levar em consideração para que o seu sonho não vire pesadelo.
1º Conheça o médico e suas credenciais
Com profissionais sem especialização e sem experiência o resultado de uma cirurgia, na maioria das vezes, é diferente do que o esperado pela(o) paciente. De todos os processos em andamento no país mais de 60% são movidos por causa de danos estéticos, desses 90% são contra médicos que não são especialistas em cirurgia plástica. Nos processos também existem ações movidas por causa de infecções pós-cirúrgicas, perda da função de órgãos e morte do paciente.
Os médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estudam durante 6 anos as matérias comuns a todas as especialidades do curso de medicina e depois se dedicam há mais 5 anos de especialização em cirurgias, sendo os 2 primeiros em cirurgia geral e os 3 últimos em cirurgia plástica. O que garante que esses profissionais estejam mais preparados para realizar qualquer tipo de cirurgia plástica.
Além da formação e credenciais é importante você confiar no médico, isso irá gerar mais sintonia e diminuir a insegurança antes do procedimento.
2º Desconfie de preços muito atrativos
Uma cirurgia plástica envolve o trabalho não só do cirurgião plástico como também do anestesista, das técnicas em instrumentação e/ou enfermeiras. O procedimento também precisa cobrir o custo do local para realizar a cirurgia e dos produtos que serão utilizados, como por exemplo, as próteses.
Portanto, quando você receber uma oferta, em que uma cirurgia plástica esteja a um preço muito baixo, desconfie e pesquise melhor. Algum ou alguns dos itens básicos de segurança podem não estar inclusos na oferta da cirurgia o que pode fazer com que você coloque sua vida ou o resultado do procedimento em risco.
Não custa lembrar a velha frase: “o barato pode sair caro”.
3º Conheça o procedimento
Aplicação de Silicone industrial é para a indústria, e não para o corpo.
Você pode aumentar o glúteo com prótese de silicone ou com enxerto de gordura, mas a escolha dependerá não só da sua vontade como também da estrutura do seu corpo.
Lipoaspiração é para modelar, não para emagrecer.
Todas essas afirmações são verdadeiras, mas muitas pessoas que querem se submeter a uma cirurgia plástica não sabem disso.
Antes de realizar uma cirurgia é fundamental que você conheça o procedimento, o pós-operatório, as melhores opções e materiais para você. Assim você poderá fazer sua cirurgia com segurança, informação e expectativas realistas sobre o resultado final do procedimento.
4º Seja sincera(o) com o seu médico
Esse é um ponto bem sério e pouco comentado.
O uso de drogas, remédios, o tabagismo e até mesmo o consumo de álcool são detalhes importantíssimos para conversar com o seu médico, pois esses pontos podem gerar riscos no seu procedimento, como por exemplo, interações medicamentosas entre a droga consumida antes ou depois da cirurgia e a anestesia.
Então se você se expõe a alguma dessas substâncias, lícitas ou ilícitas, converse com o seu médico antes da cirurgia.
5º Siga as recomendações do seu médico
O cuidado para não transformar o seu sonho em pesadelo deve ser não apenas antes e durante o procedimento, como também no pós-operatório.
Na lipoaspiração, por exemplo, é necessário utilizar um líquido para preencher um espaço onde a gordura foi retirada, e se o (a) paciente não seguir as recomendações do médico de utilizar a cinta e fazer a drenagem linfática, o líquido pode ir se acumulando, o que pode provocar dor e edema.
O edema de uma cirurgia, que é um derrame de sangue, quando exposto ao sol, pode fazer com que ocorra uma impregnação dessa mancha, que pode durar por muito tempo, e às vezes só conseguindo ser removido por procedimento a laser.
No caso de cirurgias plásticas que envolvem incisões maiores, é importe, por exemplo, evitar atividade que possam romper os pontos, o que prejudicaria o processo de cicatrização e poderia expor o paciente às inflamações. Também é necessário evitar pegar sol diretamente no local da cicatriz, o sol estimula a formação de colágeno, o que pode fazer com que uma cicatriz que deveria ficar fina e discreta fique mais grossa, escura e com o risco da formação de queloide.
Cada tipo de cirurgia pode envolver um diferente tipo de pós-operatório, por isso é muito importante prestar atenção às recomendações do seu médico e segui-las a risca, para evitar danos à sua saúde e ao resultado do seu procedimento.
Com cuidado, atenção e bom senso você pode fazer com que o seu sonho de uma cirurgia plástica bem feita se torne realidade. Quer passar por uma consulta com um cirurgião especializado? Ligue no (48) (48) 3024-0479 ou (48) 9107-7654 para marcar sua consulta ou preencha sua pré-consulta online.