CURTA, SIGA, COMPARTILHE!

menu

Você já tentou diferentes maneiras para alcançar o corpo dos seus sonhos, que foram desde fechar a boca até passar exaustivas horas seguidas na academia? Já tentou fazer dietas mirabolantes que incluíam a ingestão de sopas 3 vezes ao dia ou exclusão total de carboidratos?

Se você é antenada(o) às informações de emagrecimento já deve ter ouvido essas frases: “para emagrecer tem que suar”, “corrida é o exercício que mais emagrece”, “tem que fazer mais de 30 minutos de exercício físico para começar a queimar”, “para emagrecer tem que fechar a boca” e “A maneira mais rápida para emagrecer é com o Aeróbio em Jejum”.

jejum

Essa última afirmação traz a novidade do emagrecimento: o Aeróbio em Jejum. Você já ouviu falar dele?  Será que o Aeróbio em Jejum emagrece mesmo?

Alguns dizem que ele é vilão, outros afirmam que é a opção mais fácil e saudável para eliminar alguns números na balança. Então vamos debater sobre o assunto:

JEJUM

O estado de jejum é marcado pela abstinência de ingestão de alimentos ou bebidas, a não ser água, por um determinado período de tempo. Esse período pode ser de horas, dias ou semanas.

jejuar

Todas as pessoas estão acostumadas com um jejum diário de 8 à 12 horas, o jejum noturno, período entre a última refeição da noite até a primeira refeição da manhã do dia seguinte.

Aeróbio em Jejum e Emagrecimento

Entre as primeiras respostas do metabolismo em jejum está a mobilização das reservas de gorduras presentes os adipócitos, que são as células que armazenam gordura, na intenção de reduzir a utilização de carboidratos como fonte de energia, garantindo a manutenção de glicose livre na corrente sanguínea suficiente para suprir as necessidades cerebrais, ou seja, o organismo para de usar carboidratos como fonte de energia e passa a usar as reservas de gordura.

Durante o exercício os substratos utilizados pelo metabolismo para produção de energia podem ser: carboidratos, proteínas e gorduras.

exercicio

O que vai determinar o substrato é: a intensidade e/ou a duração do exercício e o nível de treinamento individual. Além desses, outros fatores importantes são: o período de jejum e o tipo de alimentação que o praticante de aeróbio em jejum segue.

Segundo uma pesquisa publicada no British Journal Of Nutrition de setembro de 2016, o exercício aeróbico quando praticado em jejum tem um aumento na utilização da gordura como fonte de energia, isso quando comparado à mesma prática no estado alimentado.

Isso provou que o Aeróbio em Jejum faz com que o emagrecimento aconteça de forma mais rápida. Ok!

Mas… Um estudo publicado no Journal International Society Of Sports Nutrition de 2014 por cientistas do Lehman College de Nova York demonstrou que a longo prazo os efeitos relativos à oxidação de gorduras são semelhantes tanto em praticantes do aeróbio em jejum quanto em praticantes que se alimentam antes do exercício, quando acompanhados de uma dieta hipocalórica.

Então, os resultados da queima de gordura serão mais acelerados quando praticados os exercícios aeróbicos em jejum, porém no final das contas uma dieta equilibrada hipocalórica acompanhada dos mesmos exercícios pode proporcionar a mesma perda de peso, entretanto de forma mais gradual.

exercicio

Resumindo: O Exercício de Aeróbio em Jejum emagrece mesmo, é fato, mas a longo prazo pode ter o mesmo efeito de emagrecimento que os exercícios praticados fora do período de jejum.

Posso passar mal com o Aeróbio em Jejum?

Sim, isso pode acontecer! O seu organismo pode não se acostumar muito bem com a prática, a sua última refeição pode não ter sido muito nutritiva ou o seu jejum longo demais…

Dependendo de como seu organismo funciona ou da maneira como você está executando o aeróbio em jejum, você pode ter tonturas, náusea ou dores de cabeça durante a prática de exercícios físicos.
com-acompanhamento

Por isso que recomendo sempre que você faça atividades físicas e dietas acompanhada(o) de profissionais especializados em cada área, que possam traçar um plano de exercícios físicos e alimentação que respeitem a sua individualidade e que possam ajudá-lo (a) a alcançar os seus objetivos.

E se eu não consigo emagrecer mesmo com exercício físico e dieta equilibrada?

Isso pode acontecer por diferentes fatores.

Se você está com sobrepeso ou obesidade, e não consegue perder peso mesmo se dedicando para tal, o ideal é que você procure ajuda de um médico endocrinologista ou um nutrólogo, pois o seu excesso de peso pode estar ligado a outros fatores, como por exemplo, problemas hormonais.

Se não tem excesso de peso, mas tem gordura localizada, que não consegue perder, o seu caso pode ser indicação para tratamentos estéticos ou para a cirurgia de lipoaspiração. O procedimento é indicado para a remoção da gordura localizada e pode ser realizado no abdômen, nos flancos, costas, braços, coxas, mento (abaixo do queixo), joelho.

Os pacientes que mais recorrem à lipoaspiração são as mulheres e os homens que tiveram acúmulo de gordura localizada em determinada parte do corpo, e que em alguns casos, mesmo com a prática regular de exercícios físicos, ainda mantém o corpo com contornos desproporcionais devido a estes depósitos de gordura.

Clique aqui pra saber mais sobre esse procedimento.

Você gostou de saber mais sobre emagrecimento e sobre o Aeróbio em Jejum? Para ler mais conteúdos como este acompanhe o blog e o Facebook da Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Raidel Deucher!

Fontes
Autoridade Fitness: https://youtu.be/5Oxk9Ls7mhM
UTAD : http://repositorio.utad.pt/handle/10348/6430