Grande, pequeno, pontudo, arrebitado… Muitas pessoas não estão satisfeitas com o formato ou o tamanho do seu nariz e desejam realizar um procedimento estético para melhorar a sua aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima.
Mas a dúvida é: qual procedimento se optar? Rinoplastia ou rinosseptoplastia?
Vale lembrar que essa decisão não é somente do paciente. É preciso, antes de tudo, ter uma conversa detalhada com o cirurgião plástico, que irá recomendar qual é a melhor técnica. Mesmo assim, é importante saber qual a diferença entre os dois procedimentos, para ter mais confiança e certeza na hora de realizar o procedimento.
Diferença entre rinoplastia e rinosseptoplastia
Basicamente, a rinoplastia é o procedimento cirúrgico indicado para a remodelagem da estrutura nasal, que tem como objetivo a estética. São inúmeras possibilidades, entre elas, aumentar, diminuir, afinar, modificar a ponta, já que ela pode ser muito grande, caída ou arrebitada, entre outras modificações.
Já a rinosseptoplastia, além da cirurgia estética, tem a função de corrigir o desvio de septo, é quando há um posicionamento irregular ou má formação, que interferem diretamente na função nasal.
A rinosseptoplastia também pode ser associada a outros procedimentos como, por exemplo, a correção dos cornetos nasais, que são estruturas nasais que têm função de umidificar e aquecer o ar que respiramos.
Quando essas estruturas apresentam volume maior do que o normal (o que prejudica a respiração do paciente) é possível fazer a remoção ou cauterização de parte dos cornetos nasais, o que irá fazer como que o processo de respiração melhore.
Portanto, a cirurgia de rinosseptoplastia é para quem necessita fazer uma correção funcional nas estruturas nasais e quer, ao mesmo tempo, buscar melhorias estéticas para o nariz. Não basta um nariz bonito, ele precisa funcionar muito bem, este é o princípio da cirurgia funcional.
Principais queixas
A ponta nasal caída ou grande, o dorso ósseo elevado e o nariz largo são as maiores queixas de quem quer realizar uma rinoplatia ou uma rinosseptoplastia. O ideal é levar todas as dúvidas para o cirurgião plástico e discutir sobre qual será o resultado mais harmonioso para o rosto.
Com relação ao procedimento, em ambas as cirurgias (rinoplastia e rinoseptoplastia) são utilizadas anestesia geral, local ou sedação. Em média, qualquer uma das duas cirurgias duram entre 50 minutos a 2 horas e a internação geralmente é de 6 horas.
O pós-operatório da rinoplastia não costuma apresentar dor, principalmente quando o procedimento é pequeno e não há necessidade de redução ou reposicionamento ósseo. Já no pós-operatório da cirurgia de rinosseptoplastia é mais comum o paciente apresentar desconforto e dor leve, que poder ser resolvida com analgésicos.
Lembre-se: A decisão de se submeter à cirurgia de rinoplastia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos.
Tenha sempre em mente a razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado. Ser feliz, se sentir bem e ter uma autoestima elevada é o que realmente importa.
Ainda tem dúvidas sobre esses procedimentos? Marque uma consulta com um cirurgião plástico e esclareça todas as suas dúvidas. Ligue no (48) 3024-0479 ou (48) 99107-7654 para marcar sua consulta ou preencha sua pré-consulta online.