Manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, em todas as fases da vida.
Contudo, quando se decide realizar uma cirurgia plástica, a alimentação saudável se torna parte do processo e é fundamental no antes e depois da cirurgia.
No pré-operatório, a alimentação equilibrada é importante porque ajuda a controlar o metabolismo e o apetite, deixa o organismo pronto para passar pelo trauma e diminui o risco de complicações.
Nessa fase antes da cirurgia, é bem comum que os pacientes sintam certa ansiedade e acabem descontando na comida, por isso comer de forma correta, pode ajudá-lo a adquirir um estilo de vida mais saudável, fazendo com que não sinta uma mudança repentina na alimentação depois da cirurgia.
Já no pós-operatório, comer bem é fundamental, já que auxilia de maneira positiva na recuperação, além de contribuir para a conquista de resultados satisfatórios.
Nessa fase, é necessário comer coisas que ajudem a amenizar o inchaço e facilitem a atividade intestinal, já que o paciente ficará de repouso por um período.
Alimentos que devem ser evitados
Os pacientes devem evitar o consumo de industrializados, como embutidos e enlatados. Presunto, salsicha e salame devem ser excluídos do cardápio, assim como os molhos prontos, milho e ervilha.
Deve-se deixar de lado também produtos ricos em gordura saturada e açúcar refinado.
Fast food, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas, frituras e o álcool também fazem parte da lista de excluídos.
Outra recomendação importante é evitar a adição do sal em excesso no preparo das comidas, pois ocorre a retenção de líquidos.
O que comer?
Há uma infinidade de alimentos ricos em nutrientes que podem combater o estresse sofrido pelo organismo após um procedimento cirúrgico, que previnem infecções e ajudam na recuperação.
Entre eles, o ômega 3, que pode ser encontrado em peixes (sardinha e salmão), nozes, azeite e abacate; a arginina, presente em alimentos como soja, castanhas e cereais integrais; carnitina, que está nas carnes vermelhas e laticínios; os antioxidantes, encontrados nas vitaminas A e E e ainda na coenzima Q10 – geralmente encontradas em suplementos alimentares, mas pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, frango, brócolis e pistache e o colágeno, presente em alimentos fontes de vitamina C ou consumido em suplementos alimentares.
Converse sempre com o seu Cirurgião Plástico sobre a dieta que deve ser adotada no antes e depois de qualquer procedimento cirúrgico. Se você gostou desse tema e tem interesse em saber mais, agende uma consulta com o Cirurgião Plástico Dr. Raidel. Ligue no (48) 3024-0479 ou (48) 99107-7654 para marcar sua consulta ou preencha sua pré-consulta online.