O nariz ocupa a posição central em nossa face e representa um dos pilares da beleza do rosto, mas muitas vezes acaba sendo o culpado pela falta de autoestima das pessoas que sofrem com algum problema em sua anatomia.
A cirurgia do nariz ou Rinoplastia tem um grande impacto sobre a estética facial, justamente pelo nariz ser o ponto central de atenção em nosso rosto.
Mas quando o assunto é cirurgia plástica, muitas dúvidas cercam qualquer tipo de procedimento e se tratando de cirurgia do nariz, as dúvidas e questionamentos só aumentam. Isso porque além da correção de um problema, acontece uma mudança estética significativa.
Acontece que, muitas vezes a falta de informação faz com que a maioria das pessoas desista da cirurgia, antes mesmo de procurar o auxílio de um cirurgião plástico.
Confira a seguir as 8 perguntas essenciais antes de fazer uma rinoplastia.
1 – É possível escolher o formato do nariz?
Não. A maioria das pessoas chegam no consultório do cirurgião plástico com uma foto do nariz que gostaria de ter. De alguma atriz, celebridade, ou até mesmo de alguém da família. Mas quem manda no formato correto do nariz é a própria harmonia do seu rosto. O cirurgião estuda qual o melhor procedimento para que o resultado não desequilibre a estética da rosto. Além disso, a espessura da cartilagem e o tipo de pele do paciente influenciam o tamanho e a forma do nariz.
2 – A rinoplastia deixa cicatrizes?
Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia plástica estética do nariz. Isto porque as incisões são feitas “dentro do nariz”. Nos casos da rinoplastia aberta, uma cicatriz quase imperceptível fica na parte inferior do nariz.
3 – Entre a cirurgia e o resultado final, quanto tempo é necessário?
Assim que o gesso é retirado, em torno do 7° dia, ainda é possível notar o inchaço que vai diminuindo aos poucos e desaparece totalmente até o 6° mês após a cirurgia. Mas após o primeiro mês já é possível notar a grande mudança que a cirurgia proporcionou.
4 – Posso ter algum problema na respiração após fazer uma rinoplastia?
A cirurgia visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente. Caso seja diagnosticado algum problema respiratório, desvio de septo e a carne esponjosa por exemplo, este pode ser corrigido durante o procedimento de rinoplastia.
É normal a dificuldade na respiração nos primeiros dias após a cirurgia, pois o inchaço acontece também na parte interna do nariz, mas com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido durante a cirurgia. Problemas alérgicos como rinite, não sofrerão nenhuma mudança com a rinoplastia.
5 – Há risco na cirurgia de rinoplastia?
Raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar adequadamente cada paciente para a cirurgia.
6 – Quais os cuidados que devo tomar com relação a exercícios e exposição ao sol?
Os exercícios físicos estão liberados a partir do primeiro mês, porém esportes de contato o ideal é esperar pelo menos dois meses, principalmente nos casos onde foi necessária fratura durante a rinoplastia.
Já com relação a exposição ao sol, o ideal é esperar em torno de 90 dias para exposições mais longas, devido ao inchaço que ainda permanece nesse período.
7 – Em que posição devo dormir nos primeiros dias?
Sempre com a cabeça discretamente elevada. Com a face voltada para cima, nunca lateralmente, para não encostar o nariz no travesseiro.
8 – Posso fazer outra cirurgia plástica na mesma ocasião da rinoplastia?
É comum a associação da rinoplastia com cirurgia do septo nasal ou outras cirurgias plásticas, como prótese de mamas, lipo, lifting facial. A viabilidade da associação será discutida com o cirurgião durante a consulta, quando será previsto o tempo cirúrgico, a segurança da cirurgia, o pós-operatório, entre outros detalhes de cada procedimento.
Se você quiser esclarecer outras dúvidas sobre a rinoplastia e saber mais sobre cuidados no pós-operatório, entre em contato e converse com o Dr. Raidel
8 perguntas essenciais para fazer antes de uma Rinoplastia. Em caso de dúvidas procure um especialista.
[maxbutton id=”4″]