CURTA, SIGA, COMPARTILHE!

menu

Cirurgia Plástica 7 erros que podem prejudicar sua recuperação

Em dias onde a busca pelo corpo perfeito é incessante, as cirurgias plásticas são as grandes aliadas das mulheres e por que não, dos homens também.
Muitas pessoas têm recorrido ao bisturi pra chegar naquele corpo que deseja, porém, como todo procedimento invasivo, são necessários cuidados especiais, principalmente depois da cirurgia. Todas as orientações de cuidados pós-cirúrgicos são de grande importância, pois o resultado almejado depende destes cuidados também.

Por isso, ao decidir fazer uma cirurgia plástica, saiba que é necessária muita cautela e paciência, pois os cuidados iniciam logo após a alta e podem durar cerca de seis meses ou mais, até o resultado final. É nesse período que muitas pessoas acabam tendo alguns problemas por cometerem erros que podem ser evitados.

Cirurgia Plástica 7 erros que podem prejudicar sua recuperação

Confira a seguir 7 erros que você deve evitar para que tenha um pós-operatório tranquilo.
1 – Esforço físico
Andar bastante ou pegar peso, em procedimentos como o implante de próteses de silicone e a abdominoplastia podem causar sangramentos no pós-operatório e até mesmo abrir as cicatrizes. O que pode inclusive causar desmaios e vômitos.
O ideal é evitar esforço físico até o décimo dia e voltar às atividades gradativamente.
2 – Permanecer por muito tempo na mesma posição
A formação de edemas pode ser ainda mais intensa caso você permaneça por muito tempo na mesma posição. Outro risco é o de desenvolver uma trombose em casos de cirurgias de maior porte como a lipoaspiração.

3 – Manter hábitos como, beber e fumar
A bebida alcoólica pode elevar a excreção renal dos antibióticos, diminuindo o seu efeito. Já o cigarro, pode causar a má cicatrização.

4 – Não se alimentar de forma correta
Ingerir alimentos de difícil digestão pode prejudicar a função gástrica, que já está comprometida com analgésicos e anti-inflamatórios. E pode ser comum o surgimento de gases intestinais e até mesmo gastrite. Portanto, o ideal é seguir a dieta recomendada em cada caso.

5 – O sol pode ser um vilão
A exposição ao sol de áreas com hematomas, pode causar manchas crônicas na pele e o escurecimento das cicatrizes. Além disso, os edemas tendem a aumentar, assim como a incidência de casos de queimadura solar que pioram o processo de cicatrização. O indicado é o cuidado com a exposição da área que recebeu a cirurgia, ao sol até pelo menos 3 meses após a cirurgia plástica.

6 – Falta de higiene
As cicatrizes cirúrgicas devem receber atenção especial. Durante o banho ou curativos é preciso cuidado para que o risco de contaminação seja praticamente zero e o processo de cicatrização não seja comprometido. Manter a cicatriz sempre limpa e seca ou apenas com a pomada prescrita pelo seu médico é fundamental.

7 – Ocultar informações
Medicações como antidepressivos e calmantes podem causar problemas quando associados com as anestesias, acentuando os sangramentos e causando até mesmo problemas renais, hepáticos ou alérgicos. Por isso, é necessário informar ao médico sobre os remédios de uso contínuo antes de se submeter a qualquer procedimento. E mais importante que isso, é não tomar ou trocar qualquer medicação sem o conhecimento do seu médico.

Estes são alguns cuidados básicos que devem ser tomados no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, mas cada caso pode ainda exigir outros cuidados mais específicos. Portanto, o ideal é sempre seguir a risca as orientações do seu médico.
Se você quiser esclarecer outras dúvidas, entre em contato e converse com o Dr. Raidel.

Cirurgia Plástica 7 erros que podem prejudicar sua recuperação. Em caso de dúvidas procure um especialista.

 

[maxbutton id=”4″]

 

 

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email