Muitos apelidos para uma só característica física: – Orelhudo! Orelha de burro! Dumbo! Orelha! – a maioria deles bem desagradável, não é?
Diferente de outras deformidades que causam sentimentos de compaixão, a orelha de abano pode ser motivo de deboche, tornando-se motivo de sofrimento psicológico desde a infância. Para as mulheres desde um penteado, brincos ou até um simples rabo de cavalo pode ser um problema. Já para os homens pode ser mais complexo, pois em sua maioria o cabelo é curto, o que dificulta o disfarce do problema. O que leva grande parte das pessoas a procurar a correção do problema ainda jovem e muitos ainda na infância. A orelha de abano atinge entre 2% e 5% da população. É um número pequeno, mas que a gente sabe que pode ser motivo de incômodo e bullying. Porém, jamais devemos aceitar que uma cirurgia seja a única solução para casos de bullying. Este assunto é algo muito mais complexo que também envolve comportamento, participação familiar, apoio e orientação escolar e psicológica.
A Otoplastia, cirurgia que leva a correção das orelhas proeminentes ou de abano, já pode ser indicada para crianças a partir dos 6 anos de idade. Nessa faixa etária já aconteceu a finalização do crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo. Também coincide com a idade escolar de alfabetização e quando a criança começa a incomodar-se com o problema.
A cirurgia de otoplastia é um procedimento geralmente rápido, realizado com anestesia local e duração média de 90 minutos. Logo após a cirurgia, a orelha já fica praticamente com o formato final, o inchaço e roxidão desaparecem em cerca de 20 dias.
Um estudo de 2009, realizado pelo Hospital Universitário de North Staffordshire, na Inglaterra, demonstrou que crianças com idade entre 5-16 anos relataram um aumento de 92% na autoconfiança, uma significativa melhora nas relações sociais e a redução de 100% do bullying sofrido, após a realização da cirurgia de otoplastia.
A cirurgia pode proporcionar resultados estéticos bastante compensadores, desde que o paciente possua expectativas realistas do procedimento. Portanto, o ideal sempre é uma consulta com um cirurgião especialista para tirar suas dúvidas sobre o procedimento e resultados desejados.
Preencha nosso formulário de pré-consulta e tire suas dúvidas sobre a Otoplastia.
Otoplastia: a cirurgia de correção da orelha de abano. Em caso de dúvidas procure um especialista.
[maxbutton id=”4″]