A orelha de abano é caracterizada por ser rodada para frente e/ou não possuir as dobras internas bem formadas, isso faz com que as orelhas fiquem em evidência a pareçam maior do que realmente são.
A cirurgia:
O resultado esperado para a otoplastia são orelhas menos proeminentes e mais harmônicas. O procedimento envolve uma incisão na parte posterior da orelha, onde a cartilagem da orelha é moldada. As cicatrizes são muito discretas.
A cirurgia é rápida, demora aproximadamente 90 minutos e o tempo de internação é de apenas 4 horas, além disso não há necessidade de anestesia geral. A otoplastia é uma das cirurgias plásticas de menos riscos.
Os pontos são retirados 14 dias após a realização da cirurgia, as atividades diárias podem ser retomadas em 5 dias, porém o paciente terá que usar uma faixa na cabeça, protegendo as orelhas nos primeiros dias.
Quando a cirurgia é realizada nas crianças, é interessante concilia-la com o período de férias escolares, assim o paciente terá mais tempo para fazer repouso, garantido uma melhor recuperação.
Idade certa:
A plástica nas orelhas é a cirurgia estética mais realizada em crianças, o motivo disso é que as orelhas de abano podem provocar brincadeiras de mau gosto na escola, bullying, atrapalhando o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança da criança.
Como a orelha apresenta o seu desenvolvimento quase completo já aos 5 ou 6 anos de idade, a correção pode ser realizada a partir dessa idade. Nessa faixa etária acontece a finalização do crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo, também coincide com a idade escolar de alfabetização e quando a criança começa a incomodar-se com o problema.
Você quer saber mais sobre a otoplastia? Faça agora a pré-consulta ou entre em contato.