CURTA, SIGA, COMPARTILHE!

menu

Como a alimentação afeta o pré e pós operatório da Cirurgia Plástica

Manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, em todas as fases da vida.

frutas

Contudo, quando se decide realizar uma cirurgia plástica, a alimentação saudável se torna parte do processo e é fundamental no antes e depois da cirurgia.

No pré-operatório, a alimentação equilibrada é importante porque ajuda a controlar o metabolismo e o apetite, deixa o organismo pronto para passar pelo trauma e diminui o risco de complicações.

Nessa fase antes da cirurgia, é bem comum que os pacientes sintam certa ansiedade e acabem descontando na comida, por isso comer de forma correta, pode ajudá-lo a adquirir um estilo de vida mais saudável, fazendo com que não sinta uma mudança repentina na alimentação depois da cirurgia.

Já no pós-operatório, comer bem é fundamental, já que auxilia de maneira positiva na recuperação, além de contribuir para a conquista de resultados satisfatórios.

Nessa fase, é necessário comer coisas que ajudem a amenizar o inchaço e facilitem a atividade intestinal, já que o paciente ficará de repouso por um período.

Alimentos que devem ser evitados

Os pacientes devem evitar o consumo de industrializados, como embutidos e enlatados. Presunto, salsicha e salame devem ser excluídos do cardápio, assim como os molhos prontos, milho e ervilha.

Deve-se deixar de lado também produtos ricos em gordura saturada e açúcar refinado.

maleficio--do-acucar

Fast food, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas, frituras e o álcool também fazem parte da lista de excluídos.

Outra recomendação importante é evitar a adição do sal em excesso no preparo das comidas, pois ocorre a retenção de líquidos.

O que comer?

Há uma infinidade de alimentos ricos em nutrientes que podem combater o estresse sofrido pelo organismo após um procedimento cirúrgico, que previnem infecções e ajudam na recuperação.

salmao

Entre eles, o ômega 3, que pode ser encontrado em peixes (sardinha e salmão), nozes, azeite e abacate; a arginina, presente em alimentos como soja, castanhas e cereais integrais; carnitina, que está nas carnes vermelhas e laticínios; os antioxidantes, encontrados nas vitaminas A e E e ainda na coenzima Q10 – geralmente encontradas em suplementos alimentares, mas pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, frango, brócolis e pistache e o colágeno, presente em alimentos fontes de vitamina C ou consumido em suplementos alimentares.

alimentos

Converse sempre com o seu Cirurgião Plástico sobre a dieta que deve ser adotada no antes e depois de qualquer procedimento cirúrgico. Se você gostou desse tema e tem interesse em saber mais, agende uma consulta com o Cirurgião Plástico Dr. Raidel. Ligue no (48) 3024-0479 ou (48) 99107-7654 para marcar sua consulta ou preencha sua pré-consulta online.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email