Enfim, as férias estão aqui: Algumas semanas de calor, praia, reunião com amigos, visitas de familiares, festas e muito pouco tempo para nós mesmos.
É nessa época do ano que muitas pessoas acabam se descuidando da dieta e da rotina de exercícios. E isso, na maioria das vezes, acaba acarretando em exageros, estresse e uns quilinhos a mais.
Felizmente, existem algumas estratégias simples para ajudar a manter seus hábitos alimentares e exercícios em dia, mesmo se você comemorar suas férias por algum tempo.
Aqui estão 6 maneiras de manter o peso durante as férias:
1 – A sequência ideal
Quando você está fazendo esse prato de comida, priorize a ingestão de alimentos menos calóricos, como vegetais e legumes, e se você comer carne escolha uma porção do tamanho da palma de sua mão, dê preferência para as carnes magras. Deixe os carboidratos, como o purê de batatas e as massas para a hora que você for repetir, momento que você tem menos fome, e naturalmente consumirá menos.
Dica: Mastigue os alimentos lentamente, isso faz com que seu organismo identifique com mais facilidade quando você está satisfeito.
2 – Encontre substitutos
Nas festas de final de ano, geralmente temos muitos doces e guloseimas à nossa disposição não é mesmo? Cair na tentação acaba se tornando muito fácil.
O problema é que quanto mais doces comemos, mais doces queremos comer. Isso porque os doces agem nos níveis de serotonina e dopamina do nosso organismo.
Então a minha dica para não entrar nesse ciclo vicioso é: bateu a vontade de comer doces? Encontre substitutos saudáveis! As nozes, amêndoas, castanhas são opções saudáveis e são ricas em magnésio, que também age na produção de serotonina. Combinar uma porção de fruta com uma porção de oleaginosa é uma excelente opção para um lanche doce e saudável.
3- Modere no consumo de álcool
Muitas vezes a primeira coisa que fazemos em uma festa é pegar uma bebida. Afinal, é hora de relaxar! O problema é que a bebida não só é carregada com calorias vazias, como também pode levá-lo a consumir aperitivos que também são ricos em calorias vazias.
Tudo bem você se permitir um drink de vez em quando, mas tenha consciência de que o consumo deles deve ser dosado, para que você não sinta mudanças no ponteiro da balança.
Dica importante: Esperar para tomar seu drink depois da sua refeição, assim você terá menos espaço no organismo para ingerir as bebidas e também não irá associá-las ao consumo de aperitivos.
4 -Caminhe
Sem desculpa de que a academia está fechada, ou que a professora de Yoga foi viajar, por isso você não consegue fazer os exercícios físicos… Caminhe!
Caminhar é um exercício perfeito para as férias, porque você pode chegar a qualquer lugar, e até mesmo transformá-lo em um exercício social ou evento familiar.
Também é fácil espremer sessões curtas de caminhadas em uma programação ocupada.
5 – Faça exercícios em família
Você não tem afinidade com a prática de exercícios físicos? Não gosta? Essa é uma ótima ideia para você.
Nas férias passamos mais tempo com a nossos familiares, não é mesmo? Então porque não unir o útil ao agradável e praticar exercícios físicos com eles?
Se você tem filhos pequenos, faça natação com eles. Você tem netos? Faça hidroginástica enquanto eles estão na natação. Você tem filhos ou netos adolescentes? Pratique dança ou faça aulas de funcional com eles. A caminhada, como dito anteriormente, também pode ser uma ótima opção para começar a se exercitar com a família.
Essas ideias são muito úteis porque o exercício físico em família torna qualquer atividade mais agradável, sem contar que desta forma é possível levar os benefícios do exercício físico para toda a família.
6 – Livre-se do Stress
Sempre que você se sentir estressado, encontre uma maneira de sair dessa condição.
O Estresse aumenta o nível de cortisol no organismo, esse hormônio é muito importante quando nos deparamos com situações de emergência, como fugir de um tigre, por exemplo, o coração bate mais depressa, a respiração se torna mais rápida, e a pressão arterial aumenta, é o nosso corpo se preparando para fugir da situação estressante.
Mas, quando nos estressamos muitas vezes durante o dia, sem uma real necessidade, não conseguimos controlar os níveis de cortisol, o excesso desse hormônio pode baixar nossa imunidade, nos deixando mais propensos a desenvolver doenças. Os altos níveis de cortisol também podem aumentar o apetite.
Medite, respire fundo, caminhe, dance, ouça músicas, leia um livro ou vá pescar. Encontre a maneira mais adequada para você se livrar dessa condição estressante!
Gostou dessas dicas? Aproveito esse artigo relacionado às festas de fim de ano para desejar muita saúde, e alegria nesta época natalícia!