Lipoescultura é o procedimento que visa redesenhar a silhueta, promovendo o aumento e a redução de volume em partes cuidadosamente selecionadas, para alcançar melhoria do contorno, da projeção e da harmonia corporal.

Esse tipo de cirurgia é mais procurado por mulheres, que geralmente estão em busca de um corpo mais “violão”.

violao

Como é feito o procedimento?

O primeiro passo para realizar a lipoescutura é a remoção de células de gordura, com a lipoaspiração, nessa etapa o cirurgião vai extrair o volume em regiões que o paciente apresenta, a famosa gordura localizada.  As áreas mais comuns para a remoção de gordura localizada são: abdome, flancos, costas, braços, coxas, mento e joelho.

Para realizar a remoção das células de gordura o cirurgião terá que fazer pequenas incisões por onde são inseridas as cânulas para a remoção da gordura, as incisões são quase imperceptíveis e geralmente são feitas em locais que ficam escondidos sob as roupas.

Após a remoção as células de gordura passam por modernas técnicas de preparo, que deixam essa gordura pronta para ser recolocada no organismo da paciente.

A última etapa da lipoescultura e o enxerto da gordura lipoaspirada em outras partes do corpo, para proporcionar maior volume em outras regiões, a utilização mais comum desse material é para amentar os glúteos.

plastica-capa

O tempo de cirurgia é de aproximadamente de 2 a 4 horas, e ela pode ser feita com anestesia local, Peridural ou geral. O tempo de cirurgia e o tipo de anestesia podem variar de acordo com o paciente, o volume de gordura e a área a ser tratada.

Diferencial

Esse procedimento é muito procurado, pois não há rejeição do corpo ao material injetado, já que é a gordura do próprio paciente e não algum material sintético.

Qual o resultado esperado

O resultado esperado dessa cirurgia é uma silhueta mais curvilínea, com menos volume em regiões que apresentavam gordura localizada e mais volume onde a (o) paciente não conseguia ganhar massa corporal.

Parte da gordura injetada pode ser absorvida pelo organismo do(a) paciente nos primeiros meses, mas não é todo o conteúdo que é absorvido, então o resultado da cirurgia geralmente agrada muito os pacientes que se submetem a ela.

O resultado da cirurgia é prolongado quando aliado à atividade física e alimentação equilibrada, isso evita que o(a) paciente volte a acumular gordura localizada.

eqilibrio

Outras cirurgias associadas

A gordura do(a) paciente também pode ser utilizada para preencher sulcos de expressão ou depressões da pele.

Alguns pacientes também associam a lipoescultura com procedimentos de mama, como por exemplo, a mamoplastia ou o lifting de seios.

Como é a recuperação da lipoescultura

O tempo de Internação é de 4 até 24 horas, depende do tipo de procedimento realizado. Os pontos podem ser retirados entre 10 e 14 dias após a lipoaspiração.

Em 5 dias é possível retomar as atividades normais, mas os exercícios mais intensos geralmente podem ser retomados em 21 dias. O seu cirurgião irá avaliar o seu caso e lhe dar alta para suas atividades quando ele julgar ser seguro.

O uso de malha cirúrgica e sessões de drenagem linfática são muito importantes no primeiro mês de pós-operatório.

Qualquer pessoa pode fazer o procedimento?

Não. Existem alguns critérios que o cirurgião avalia antes de indicar esse tipo de cirurgia, como por exemplo, o estado de saúde da(o) paciente, o que garantirá uma cirurgia segura e uma recuperação saudável, e a quantidade de gordura disponível para retirar.

A lipoescultura não é indicada para pessoas que tem muita, ou para as pessoas que tem pouca gordura em excesso.

Você deseja saber se você pode fazer esse tipo de procedimento? Marque sua consulta ou faça sua pré-consulta agora mesmo!