CURTA, SIGA, COMPARTILHE!

menu
Lipedema e obesidade

Recentemente escrevi um post sobre lipedema e recebi muitas dúvidas sobre as diferenças entre lipedema e obesidade.

Embora ambas envolvam acúmulo de gordura no corpo, existem diferenças marcantes entre essas condições. O lipedema é uma condição crônica que afeta principalmente as mulheres, causando um acúmulo de gordura nas pernas, tornozelos e coxas. Já a obesidade é caracterizada por um excesso de gordura corporal em todo o corpo, não se limitando às pernas.

Além disso, no lipedema, as pernas têm uma aparência “irregular” e as áreas afetadas podem ser dolorosas ao dolorosas ao toque, enquanto na obesidade, a gordura é distribuída de forma mais uniforme e não há dor ao toque.

O diagnóstico do lipedema é feito através de uma avaliação médica completa, que inclui um histórico de saúde, exame físico e avaliação de imagens de diagnóstico, como ultrassom ou ressonância magnética. 

O lipedema é classificado em quatro estágios, dependendo do grau de envolvimento dos tecidos e dos sintomas. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce do lipedema é fundamental para o sucesso do tratamento. 

Diferente da obesidade, mesmo com tratamentos para emagrecimento, atividade física regular e dieta, muitas mulheres que têm lipedema conseguem eliminar gordura no abdome, braços e até na face, mas não nos membros inferiores. 

Até terem o diagnóstico adequado, isso pode ser bastante frustrante pois são pacientes que passam anos lutando e acabam muitas vezes desacreditadas.

Mas isso está mudando. Com acesso à informação sobre diagnóstico e tratamento estamos conseguindo ajudar cada vez mais mulheres.

A Cirurgia Plástica tem papel fundamental no tratamento, que é sempre multidisciplinar. Isso quer dizer que além da lipoaspiração com uso de tecnologias para destruir a gordura evitando que ela volte, também temos o acompanhamento com a Cirurgia Vascular, Nutrição, Fisioterapia e muitas vezes também a Psicologia. 

Nossa equipe está preparada para ajudar você nesse processo e tudo começa entendendo que Lipedema não é a mesma coisa que obesidade.