“… Não é fácil descrever a sensação ao descobrir um câncer.
Comecei a trabalhar aos quatorze anos e hoje ao cinquenta e seis, estou aposentada. Sonhos e planos não faltam, principalmente acompanhar nossos filhos e netos em suas caminhadas.
Jamais imaginei que isso pudesse acontecer comigo, já que sempre procurei me resguardar com um estilo de vida saudável e anualmente realizando todos os exames considerados importantes para uma boa prevenção.
No final de 2016, percebi alterações visíveis na mama e mesmo repetindo os exames mais comuns para a detecção da doença, só após uma ressonância é que se confirmou o diagnóstico. Então, perdi o chão e me deparei com a possibilidade real de morte. Muita coisa mudou em minha vida e na vida de quem está perto de mim… minha família, meus amigos. Sentimentos que estavam escondidos, diferenças que existiam, valores que se modificaram.
Tudo isto somado, resultou em muita força e muito amor. Desde então, tem sido nesta força e neste amor que me agarro para ultrapassar uma a uma as dificuldades que a doença apresenta.
Sessões de quimioterapia, cirurgias, radioterapia, internações, são fases que precisamos passar. Então, vamos enfrentá-las com muita força e fé em Deus.
Desde o início, quando do diagnóstico, eu achava que deveria e queria fazer a cirurgia de retirada do câncer rapidamente. Mas não foi possível. Primeiro tive que fazer a químio e só depois, a retirada da mama. Agora, já estou na fase preparatória para sua reconstrução.
Tive a sorte de conhecer pessoas maravilhosas durante meu tratamento. Pessoas que ganhei de presente e as quero para sempre por perto. Pessoas iluminadas, profissionais altamente qualificados e incrivelmente humanos, que hoje considero meus amigos e salvadores.
Muito obrigada… ”
Jacqueline Maes
Histórias de Superação: As fotos e o depoimento foram cedidos por Jacqueline Maes, para que a história dela dê força, informação e inspiração para outras famílias.