Qual a melhor dieta antes de uma cirurgia plástica?

dieta antes de uma cirurgia plástica

Você sabia que a alimentação pode influenciar diretamente no processo de recuperação pós-cirúrgico? É verdade! E por isso, muitos médicos recomendam uma dieta low carb antes de se submeter a uma cirurgia plástica.

Infelizmente, a maioria das pessoas não se preocupa com a alimentação antes de operar. Porém, uma dieta rica em carboidratos pode ser prejudicial ao processo de cicatrização, já que a inflamação é um processo natural do corpo em resposta à lesão. A ingestão de alimentos inflamatórios pode prolongar o processo de recuperação e causar complicações.

A associação da alimentação com excesso de carboidratos ser inflamatória se dá pelo fato de que o carboidrato é convertido em açúcar no corpo, o que causa um aumento na produção de insulina. Essa produção excessiva de insulina pode levar a um estado inflamatório crônico que, por sua vez, pode afetar a capacidade do corpo de se recuperar após a cirurgia.

Já uma dieta low carb, por outro lado, tem baixo teor de carboidratos, é rica em proteínas e gorduras saudáveis, o que pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização e reduzir a inflamação no corpo. Além disso, a dieta low carb pode ajudar a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos antes da cirurgia, o que pode tornar o procedimento mais seguro e eficaz.

Alguns exemplos de refeições low carb incluem ovos mexidos com abacate, salmão grelhado com legumes assados, salada de frango grelhado com castanhas e sementes, e bife com brócolis e cogumelos salteados.

Aqui na Clínica Raidel Cirurgia Plástica, entendemos que a saúde do paciente é tão importante quanto o resultado final da cirurgia. Por isso, temos uma visão global que vai além da cirurgia em si. Recomendamos fortemente que os pacientes sigam uma dieta low carb antes de se submeterem a qualquer procedimento cirúrgico, a fim de garantir uma recuperação mais rápida e segura. Nossa nutricionista vai receber você antes do seu procedimento para planejar a alimentação correta.