Diagnóstico, tratamento, quimioterapia, queda dos cabelos, radioterapia e cirurgias. Esse é o caminho que muitas mulheres percorrem ao descobrir o câncer de mama.
Essa experiência, que é encarada por muitas como um processo de aprendizado e evolução traz muitas dúvidas e medos.
A cirurgia de retirada das mamas geralmente é uma das partes do processo que mais mexe com a autoestima das mulheres que enfrentam o câncer de mama.
Graças aos avanços da medicina e das técnicas cirúrgicas, os resultados das cirurgias são cada vez melhores e agradam cada vez mais as pacientes. Atualmente, uma nova técnica de tatuagem surgiu para contribuir com a reconstrução das auréolas dos seios e a recuperação da autoestima das mulheres que fizeram a cirurgia de mastectomia: A tatuagem para redesenhar os mamilos das mulheres que tiverem que se submeter à retirada dos mesmos.
O procedimento é como o de uma tatuagem comum, mas com o objetivo de redesenhar o bico do seio, então se utilizam diferentes tonalidades para fazer as cores e sombras e atingir a impressão do relevo natural das aureolas.
*Imagem da internet.
É importante dizer que não são em todos os casos de câncer de mama que as retiradas das aureolas são necessárias, mas nos casos em que forem, a tatuagem vem para contribuir e deixar o efeito final da cirurgia de reconstrução mais natural.
O G1 trouxe uma reportagem bem interessante e inspiradora de três guerreiras que passaram pelo tratamento de câncer, tiveram que se submeter à retirada dos mamilos, mas graças à tatuagem tiveram sua autoestima renovada. Confira na integra aqui.
Você ou algum familiar seu está enfrentando o câncer de mama? Então acompanhe o blog e o Facebook para conferir dicas e histórias de superação!
Fontes:
Sociedade brasileira de cirurgia plástica: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/tecnicas-de-tatuagem-3d-reconstroem-mamilos-apos-mastectomias/
G1-São Paulo: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/10/tatuagem-redesenha-bico-do-seio-de-mulheres-com-cancer-de-mama-em-sp.html