Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume perdido após redução de peso ou gravidez.
A lei da gravidade é implacável também com os seios femininos, por isso a cirurgia de inclusão de próteses de silicones é uma das plásticas mais realizadas pelas mulheres. Segundo a sociedade brasileira de cirurgia plástica por ano são realizadas em média 110 mil cirurgias de aumento de mama.
Escolha da prótese
Cada paciente é única, tal como sua cirurgia. A escolha do volume da prótese, o formato, a posição e a forma como será feita a cirurgia são decisões definidas pelo médico em conjunto com a paciente e devem levar em consideração as medidas corporais de quem receberá as próteses.
Hoje existem mais de 200 modelos de próteses, diferentes tamanhos, texturas, materiais e formatos. Diversas opções para o paciente e o médico escolherem levando em conta a largura do tórax, dos ombros, a distância entre os seios e a espessura do tecido mamário.
A grande oferta de próteses, além de oferecerem melhores opções de escolha, ainda tem ajudado a baixar o preço médio dos implantes.
A cirurgia também pode contribuir para a correção de assimetria entre os seios, resultando em seios maiores e mais semelhantes. Mas, vale lembrar que a mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de lifting dos seios pode ser realizado ao mesmo tempo em que o aumento de mama for feito. A conversa com o cirurgião plástico irá ajudá-la a escolher a melhor opção de cirurgia para o seu caso.
Custos
O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os custos de uma mamoplastia de aumento e do pós-operatório da mesma incluem:
– Honorários do cirurgião plástico,
– Custos hospitalares ou custos do centro cirúrgico,
– Honorários do anestesista,
– Custo da prótese de silicone,
– Medicamentos prescritos,
– Aquisição de sutiã cirúrgico para o pós-operatório,
– Exames médicos.
Ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia. Escolha um profissional que entende as suas expectativas, qualificado e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Assim você garante que a sua cirurgia seja feita com mais segurança, por um profissional mais qualificado e que você alcance o objetivo desejado!
Colocação das próteses
A colocação das próteses pode ser feita através das axilas, da auréola das mamas ou através do sulco mamário (limite inferir dos seios), a opção mais realizada é a última. A localização da prótese também será definida em uma consulta que antecede a cirurgia, pois quando não existe cobertura de tecido e gordura suficiente para proteger a prótese ela deve ser colocada abaixo do músculo.
Após a cirurgia é feito um curativo impermeável, sob a cicatriz, a sua troca deve ser feita apenas no consultório médico. Após retirá-lo é feito um curativo simples, com gaze, que pode ser refeito em casa após a higienização adequada com água e sabonete neutro.
Cuidados no pós-operatório
É necessário repouso relativo nos primeiros cinco dias, e pode haver dor nos primeiros dias, ainda mais com movimentação dos braços. Orienta-se que a paciente não eleve os braços acima do nível dos ombros por duas semanas. Para evitar que o músculo se mecha provocando mais dor e desconforto.
A paciente deve dormir de barriga para cima, utilizando um ou dois travesseiros para elevar o tórax discretamente. O exercício físico regular só é permitido a partir de um mês, com consentimento médico. Porém os membros superiores ainda não devem ser exercitados.
Resultado
A consequência das cirurgias de próteses de silicone geralmente é: seios mais simétricos, com maior volume e mais firmes. Esse resultado pode ser percebido logo após a cirurgia, no entanto deve haver um pouco de inchaço e edema, o aspecto final deve ser visto dentro de 4 a 8 semanas.
Gostou de saber mais sobre a mamoplastia de aumento? Você deseja realizar esse procedimento? Faça agora mesmo sua pré-consulta.