Doença do Silicone e Síndrome Asia não são a mesma coisa! PARTE 2

No último post expliquei o que é a Síndrome Ásia e agora você já sabe que ela pode acontecer não somente pelo silicone, mas por diversas substâncias.

A Síndrome Ásia são os sintomas causados pelo ataque de Auto-Anticorpos ao próprio organismo. Mesmo princípio das outras doenças auto-imunes

E o que é então a Doença do Silicone?

É a molécula de silicone em si causando efeitos em tecidos e órgãos do corpo.

Essa molécula pode vir da própria prótese de silicone ou de outros objetos, cosméticos ou mesmo na alimentação pelo uso de utensílios de silicone.

Para pessoas que têm suscetibilidade podem acontecer alguns sintomas. Eles são principalmente observados nas articulações e músculos com dores e inchaço. Não há um exame ainda que mostre claramente a origem do silicone e como sendo o causador. O que temos são inferências baseadas na melhora dos sintomas a partir do momento que removemos todo o contato com silicone – inclusive com a retirada das próteses fazendo o explante.

Entre todos os possíveis efeitos do silicone no corpo: Contratura, Síndrome Asia, ALCL, a Doença do Silicone é a condição mais difícil de identificar e confirmar. Portanto, assim como a ÁSIA, é um diagnóstico de exclusão.

O mais importante desses dois posts não é criar pânico ou medo, pelo contrário, é trazer informação. São condições raras e podem ser aliviadas.

Todo procedimento envolve riscos pequenos e controlados. Cabe a nós na consulta e durante todo o processo esclarecer, analisar objetivos, vantagens e desvantagens, saber que existe um acompanhamento e manutenção.

Informação é tudo!