A conversa do glúten está em toda parte! Glúten tem sido o assunto de muito debate na nutrição ao longo destes últimos anos. Algumas pessoas consideram-no como veneno, outros descartam a possibilidade do glúten ser prejudicial, e veem a restrição de glúten apenas como outra dieta da moda.

paes-10-01-2017

Recentemente li um artigo fascinante no New York Times sobre uma nova maneira de testar a sensibilidade ao glúten em atletas. Este estudo foi tão interessante porque foi o primeiro estudo em que os participantes foram incapazes de dizer se eles estavam ingerindo glúten ou não.

O glúten

Antes de entrar em detalhes, vamos falar de glúten por um minuto.

trigo10-01-2017

O glúten é um nome geral para as proteínas encontradas no trigo, centeio, cevada e triticale. Ele age como uma cola que ajuda a manter a forma nos alimentos que o apresentam em sua composição. Pães, cereais e produtos de panificação são alimentos comuns que geralmente contêm glúten.

Doença Celíaca

Algumas pessoas também têm o que é chamado doença celíaca. A doença celíaca é uma doença autoimune que pode ocorrer em pessoas geneticamente predispostas, onde a ingestão de glúten leva a danos no intestino delgado.

Quando o intestino delgado é danificado, torna difícil para o corpo absorver nutrientes. Isso pode causar diarreia crônica, vômitos, atraso no crescimento em crianças, defeitos dentários, perda óssea, problemas nas articulações, erupções cutâneas entre outros sintomas.

Se você acha que pode ter doença celíaca, é importante falar com seu médico para que você possa ser testado a isso. Distúrbios autoimunes podem ser graves e devem ser tratados com cuidado.

Dieta sem glúten

Nos casos de doença celíaca os médicos e nutricionistas geralmente recomendam a exclusão do glúten da dieta, e oferecem diversas opções para que o paciente faça substituições adequadas.

sem-gluten10-01-2017

Muitas pessoas acreditam que comer glúten provoca inflamação dos tecidos corporais e desconforto intestinal, e por isso se submetem a restrição do glúten mesmo sem ter uma doença celíaca.

A dieta livre de glúten também é muitas vezes associada ao emagrecimento, e por isso muitas pessoas se submetem a restrição dos alimentos que contém glúten, mesmo sem acompanhamento profissional.

Alguns profissionais da área da saúde apoiam a retirada do glúten da alimentação, outros não veem isso com bons olhos e alegam que tal atitude pode fazer com que o organismo do paciente se acostume a viver sem glúten, e não funcione corretamente quando o paciente voltar a ingerir o alimento.

A dieta sem glúten emagrece?

Não, não é a retirada do glúten que faz um paciente emagrecer e sim a redução do consumo de carboidratos em alimentos que passam por processos de refino. O paciente que se submete a retirada do glúten da dieta, mas não faz substituições adequadas, pode engordar.

macarrao-10-01-2017

Da mesma forma, o paciente que consome glúten, mas tem uma dieta equilibrada, e consome menos calorias do que queima, vai conseguir emagrecer.

Afinal devo ou não tirar o glúten da minha dieta?

Essa resposta deve vir do seu médico ou nutricionista. Após uma consulta o profissional que acompanha a sua dieta vai poder conhecê-lo melhor, sugerir mudanças na sua dieta, e fazer o mais importante de tudo: acompanhar como seu organismo reage a essas mudanças. Essa parte é fundamental para a garantia da manutenção da sua saúde.

Gostou de saber um pouco mais sobre o glúten? Acompanhe-nos nas redes sociais e fique sabendo de todas as novidades que publicamos por aqui.