A puberdade naturalmente já é um desafio hormonal e emocional. Mas para algumas adolescentes, esse período pode ser ainda mais difícil devido ao crescimento exagerado das mamas.
A mama começa a se desenvolver geralmente a partir dos 10 anos e a formação se completa em média em 4 anos. Mas calma! Isso não quer dizer que o tamanho final da mama é definido nesta idade.
Além do estirão do crescimento há fatores genéticos e ambientais (como a alimentação) envolvidos.
Quando o seio cresce muito pode gerar desconforto físico com dores nas costas, má postura e incômodo com o sutiã. Além do efeito emocional que faz muitas adolescentes se sentirem inseguras e envergonhadas.
Uma observação importante: ninguém deve fazer cirurgia plástica por bullying! Muito menos incentivar uma adolescente a operar. Isso deve ser muito bem discutido com a adolescente e os responsáveis.
Dito isso, saiba que não existe uma idade mínima obrigatória para fazer a cirurgia de redução da mama.
O momento ideal para reduzir a mama é quando ela está formada. Esse momento depende da idade da primeira menstruação o do tempo de formação das mamas.
A mamoplastia redutora pode ser realizada a partir dos 14 anos, desde que além dessas condições técnicas, a paciente deseje realizar o procedimento, seja bem informada do processo, toda concordância dos responsáveis e suporte adequado.
A redução de mama é um procedimento que ajuda muitas adolescentes a recuperarem autoestima, segurança, além de ter impacto direto na saúde com a prática de exercícios mais fácil, uso de roupas / sutiã mais confortável.